PET, SHOW OU BREEDING?

 
Agora que você já encontrou um canil de confiança, é chegada a hora de você decidir e passar a sua decisão ao criador. Na hora em que for escolher um filhote, fique atento a todas as dicas sobre Filhotes e Canis que lhe passamos, feito isto, é hora de escolher entre um cão para PET; um cão para SHOW ou um cão para BREDING, lembrando que qualquer cão de raça, vindo de um canil idôneo, é considerado como pet, show ou breeding.
 

Ao nos referirmos a  "PET", ele é um animal somente de estimação, o cachorro para pet, ao contrário do que muitos pensam, deve estar dentro dos padrões, em alguns casos quando um criador tem um filhote fora do padrão com "faltas", faltas estas que não causam nenhum problema grave a saúde de seu filhote. O criador castra este filhote e vende mais barato para pet. Neste caso o animal nasce com algo que esteja fora do padrão da raça e não deve ser colocado para reprodução ou exposição. Este cão será seu companheiro por mais ou menos 16 anos e precisará muito de sua atenção, carinho e cuidado básicos como visistas regulares ao veterinário e também manutenção de sua pelagem semanalmente no pet shop.

Ao nos referirmos a "BREEDING" ou reprodução, são animais que estão dentro do padrões, servem para reprodução e suas chances em exposição são muito boas.Os cães ideais para criação, são as matrizes  e padreadores de linhagens ótimas e que esta linhagem estejam dentro dos padrões da raça. Nesta categoria, você terá muitos gastos, com veterinários, alimentação Super Premium, vacinas importadas, vermífugos, pois será a saúde de seus padreadores e matrizes que estarão em jogo para que você detenha de uma ótima linhagem de cães, desta forma, o nome do seu canil estará em jogo se forem animais muito bem cuidados, você só tende a ganhar com isto.   

Ao nos referirmos a  "SHOW" são cães diferenciados, eles têm que ter não só beleza, mas também temperamento para show, pois serão exigidos comportamentos acentuados a estes cães, que um cão pet não terá, sendo assim irá lhe tomar muito mais tempo e com certeza haverá a necessidade de  muito mais investimentos, pois não será só beleza, vai muito além disto, pois este cão terá que ter um toque a mais em relação a educação, as vezes você terá até que gastar com adestrador se for o caso, para que ele aprenda o básico para uma exposição, como andar em uma pista, obter comandos básicos etc.