COMO CUIDAR DA PELAGEM DE SEU PARTCOLOR

 

1)     Estilos de cortes para Partcolors

O Partcolor, é um cão de raça pequena. Ele possui pelagem comprida que cresce continuamente. Essa pelagem pode ser cortada de várias maneiras, dependendo da época e de suas preferências. Tosadores profissionais realizem cortes de Partcolor, mas se você gosta de economizar pode aprender as noções básicas da tosa e cortar os pelos de seu cão em casa.

Pelos longos

O corte longo é popular entre e é o estilo exigido para exposições caninas. A pelagem requer o mínimo de corte para manter o comprimento desejado. O revestimento de um Partcolor pode ser estilizado em várias maneiras, incluindo em um nó simples no topo da cabeça ou com um arco. O arco pode ser colocado no meio ou nas laterais. Se você escolher esse estilo para seu animal de estimação, você precisa cuidar da pelagem, escovar o cão regularmente e evitar banhos frequentes para manter a aparência sedosa.

Pelos curtos

Cortes curtos são mais práticos e requerem menos cuidado, mas não mostram a beleza da pelagem do Partcolor. Esses cortes também são recomendados para as estações quentes para aliviar o desconforto do cão. O estilo conhecido como estilo de filhote é mais comumente visto em Partcolors. Esse estilo envolve cortar o pelo em curtas camadas em torno de todo o corpo e rosto. O pelo não é raspado como em outros estilos, como o corte de Westie. Esse modelo pode ser conquistado utilizando máquinas de cortar cabelo e lâminas de diferentes tamanhos.

Outros cortes inspirados em outras raças de cães

O estilo de pelagem de seu Partcolor, pode ser inspirado em cortes de cães de outras raças. Por exemplo, seu Partcolor pode obter um corte do estilo do Schnauzer, que também é um corte curto. Esse modelo é feito removendo os pelos escuros, que são tipicamente presentes a partir da parte de trás do pescoço até a base do rabo, deixando o pelo bronzeado do rosto, pernas e área superior do peito. O tipo de corte do Chinese Crested (cão de crista chinês) é semelhante ao corte do Schnauzer, porém o pelo da cauda não é removido. Se você cortas o pelo curto e deixar o comprimento do rosto, será conhecido como corte de Westie.

Cortes desenhados

Os estilos de cortes para Partcolors não estão limitados aos listados acima. Você pode usar sua criatividade para cortar o pelo de seu animal de estimação ou levá-lo ao profissional, que pode fazer o trabalho. O tosador pode combinar elementos diferentes dos cortes mencionados ou criar um novo estilo.

              2)   Como posso deixar o pelo do meu Partcolor que é grosso,  macio?

Em exposições, os Partcolors competem com pelagens impressionantes e brilhantes. Manter a pelagem deles nessa condição requer cuidado diário -- os Partcolors têm pelo fino, que está propenso a embaraçar, especialmente durante a temporada de pulgas e carrapatos. Os donos precisam escovar seus cães diariamente, dar banho regularmente e mantê-los saudáveis para conservar uma pelagem de exposição. Apesar de demorado, cuidar do pelo de um Partcolor, é uma experiência agradável que deixará seu cão parecendo e se sentindo o melhor.

O que você precisa?

  • Tesoura pequena
  • Escova de pino para cães
  • Rasqueadeira para cães
  • Spray desembaraçante para pets
  • Pente de pulga
  • Produto para controle de pulgas e carrapatos
  • Pinça
  • Xampu canino
  • Crime rinse
  • Escova redonda
  • Secador para cães
  • Condicionador spray

Instruções

  1. Alimente seu cão com uma dieta saudável e aprovada pelo veterinário. Limite o número de guloseimas que você dá a ele e nunca o alimente com restos. Dê ao seu cão o máximo de água que ele pode beber. Uma dieta saudável e água em abundância manterão a pelagem de seu cachorro no seu melhor.
  2. Exercite o seu cão por pelo menos uma hora por dia. O exercício conserva o corpo e a pelagem do seu cachorro em boa forma.
  3. Escove seu cachorro diariamente. Utilize uma escova de pino primeiro e depois a rasqueadeira para um acabamento brilhante. Use um spray desembaraçante para soltar emaranhados. Se você encontrar algum nó durante o processo, passe gentilmente os dedos e a escova de pino. Corte nós difíceis com uma escova pequena.
  4. Apare o pelo em torno do reto, das orelhas e das patas de seu cão para prevenir a entrada de sujeira e resíduos do corpo no pelo.
  5. Examine seu cão em busca de pulgas e carrapatos. Esses parasitas irritam seu cachorro e podem fazê-lo se coçar, resultando em emaranhados no pelo. Se você perceber parasitas em seu cachorro, trate-o com um produto para controle de pulgas e carrapatos recomendado pelo veterinário. Se você não tem certeza sobre parasitas em seu cão, penteie o pelo dele com um pente de pulgas para encontrar os parasitas.
  6. Dê banho em seu cachorro a cada sete ou dez dias. Use xampu canino, uma vez que xampu humano pode irritar a pele do cão. Depois, passe o condicionador para deixar o pelo do seu cão mais manejável e brilhoso.
  7. Seque seu cão com secador enquanto escova o pelo com uma escova redonda. Isto deixará a pelagem macia e volumosa.
  8. Pulverize a escova de pino com condicionador spray e escove seu cão para renovar o brilho da pelagem entre os banhos.

               3) Como secar o pelo do meu Partcolor depois do banho.

Os Yorkshire terriers, ou Yorkies, têm um pelo longo e grosso, que requer muito mais cuidado que os cabelos de seus donos. Para evitar fazer mais mal do que bem ao lavar e tosar seu Yorkie, é necessário secá-lo de um jeito bem específico, para que não fique embaraçado e não se formem nós.

O que você precisa?

Toalha grossa
Secador de cabelo
Escova para cães
Tesoura
Condicionador em spray

Instruções

1) Enrole o cachorro em uma toalha. Fazer isto impede que ele se sacuda e respingue tudo o que está em volta, além de poder cortar o tempo de secagem pela metade. Use uma toalha grossa e fofa, que possa absorver bastante água e manter seu Yorkie quentinho se ele estiver tremendo.
2) Esfregue ele gentilmente com a toalha. Não faça movimentos muito vigorosos, pois eles podem formar nós na pelagem. Em vez disso, esfregue leve e rapidamente. Isto vai separar os pelos e fazer com que o processo de secagem seja mais fácil.
3) Use o secador de cabelo até que a pelagem esteja somente úmida. Dependendo de suas habilidades, do seu cachorro e o quão grossa sua pelagem seja, isto pode levar um tempo. Se você tiver um secador profissional, pode simplesmente deixar o cachorro parado em frente a ele. Já se for um secador de cabelos comum, vá de trás para frente, trabalhando por seções.
4) Penteie o pelo em seções. Assim que a pelagem estiver somente um pouco úmida, você pode começar a pentear. Alguns tosadores já terão penteado uma vez, enquanto outros não escovam até que a pelagem esteja seca. Será necessário trabalhar vagarosamente e com cuidado, de trás para a frente do cão, até que não sobre nenhum emaranhado.
5) Passe uma camada leve de condicionador. A cobertura e o condicionador devem ser bem leves para que a pelagem não pese.

               4)Tosas básicas para um Partcolor

O Partcolor tem pelos longos e sedosos, semelhantes ao cabelo humano. Assim, a beleza dos Partcolors está em nunca ter o seu pelo podado, mas, por razões práticas, muitos proprietários dessa raça acham que é melhor ter seus cães podados. Partcolors são terriers, o que significa que eles são ativos e animados e tendem a se meter em encrencas. Seu pelo fica emaranhado e cheio de substâncias estranhas muito facilmente. Assim, um pet shop oferece vários cortes básicos.

O corte do filhote

O corte do filhote é universalmente utilizado para cães de todas as raças e ele funciona bem para Partcolors. Basicamente, os pelos do corpo e das patas são cortados bem curtos, mas não completamente. A cabeça e as orelhas são aparadas com uma tesoura para se criar uma aparência arredondada quando vista de frente. Os pelos sob a cauda são cortados bem curtos por razões de higiene.

Cortes modernos

Cortes modernos são os cortes "customizados". É aqui que você pode fazer algumas experiências. Deixe as orelhas longas, mas o resto mais curto; deixe apenas os pelos do peito e das patas mais longos; corte o pelo facial bem curto, mas deixe o resto mais longo; pode todo o pelo do Partcolor, com exceção de sua cauda, ou deixe um topete para colocar laços. A escolha é sua.

               5) Como cuidar do pêlo ao redor dos olhos de um Partcolor?

Um dos traços mais bonitos da raça é a sua pelagem longa e sedosa. Mas não importa o quão atrativa ela possa ser, ela vêm com um preço, já que a arrumação é uma necessidade para essa raça. Se você possui um Partcolor, você precisa aprender, em particular, como tomar conta dos pelos ao redor dos olhos do cachorro. Isso não é apenas para razões estéticas, mas também é para a saúde do seu Partcolor. Pelos dispersos podem entrar nos seus olhos, causando uma potencial irritação ou até mesmo uma infecção.

O que você precisa?

Shampoo de cachorro
Secador de cabelo
Pente
Tesourinha de unha para bebê
Elástico pequeno
Laços

Instruções

1) Dê um banho no seu Partcolor para que você possa trabalhar em um pelo limpo. Seque sua pelugem com um secador de cabelo. A pelugem do seu Partcolor, uma vez seca, deve estar brilhosa, lisa e completamente macia.
2) Penteie o cabelo ao redor dos olhos do Partcolor para a frente do rosto. Se certifique de remover todos os nós e emaranhados e de que o pelo está macio e brilhoso.
3) Selecione a seção do pelo que você está planejando em fazer o topete. Se você quer apenas aparar o pelo sem fazer um topete, simplesmente use a tesoura de unha de bebês para cortar a franja acima dos olhos. Isso é chamado "corte de filhote".
4) Apare todo o cabelo ao redor do pelo selecionado para o topete. Isso deve lhe deixar com apenas um pouco de pelo para o topete.
5) Penteie o cabelo para cima em um rabo de cavalo e prenda-o com um pequeno elástico. Termine o penteado amarrando um laço bonito ao pelo. Os olhos do seu Partcolor agora estão livres de pelos e o seu cachorro também será capaz de enxergar melhor.

 

FONTE: www.ehow.com.br