O QUE É UM BIEWER YORKSHIRE TERRIER?

Muitos se perguntam se um Biewer Yorkshire Terrier é o mesmo cão como o Yorkshire Terrier ou é um cão de outra raça parecida. Entre os dois há uma série de semelhanças, mas o Biewer Yorkshire Terrier a la Pom Pon, nasceu a partir do cruzamento de Yorkshire Terrier, sendo provenientes de uma mutação genética de cães puros com pedigree, o que atestam a pureza de ambos. Desta forma a partir de agora, são uma raça separada e, além disto, são considerados serem uma raça muito rara. Tecnicamente falando, um Biewer Yorkshire Terrier é um Yorkie, mas com uma coloração específica, pois eles têm características sutis que lhes conferem a sua própria aparência. A coloração do Biewer é tricolor, muitas vezes referida como faixas ou cinto. Este elemento é o principal que define o Biewer tornando-o um cão de raça diferenciada ao Yorkshire Terrier.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E QUALIDADES DO 

BIEWER YORKSHIRE TERRRIER

A cor da pelagem dos Biewers tem que possuir as três cores branca, preta e tan, em áreas específicas do corpo, mas pode acontecer de que algum exemplar da raça saia sem a cor tan na face e isto é aceitável dentro dos padrões da raça. A textura da pelagem é muito sedosa e macia, bem mais fina que um fio de cabelo. São cães de pequeno porte sendo desta forma animais ótimos para se ter em pequenas residências como um apartamento por exemplo, pois é um local onde quase não se pode ter um animal devido ao pouco espaço físico disponível e também ao porte e até mesmo pelo temperamento de um cão, já os Biewers se enquadram em ambos aspectos, pois são animais calmos, dóceis, alegres e divetidos, dificilmente esta raça deixará a desejar para o seu futuro proprietário em relação a respeito e obediência. Esta raça é muito dócil e dificilmente latem por qualquer motivo, são mais quietos, são cães bem sossegados em casa. São animais que tendem a ter os mesmos traços de personalidade, mas com uma diferença, o Yorkshire Terrier foi criado para ser um caçador e o Biewer foi criado para ser um cão de companhia.

                        SEMELHANÇAS ENTRE AMBOS

Além das semelhanças de aparência que são muito óbvias os Biewers são animais que possuem uma pelagem antialérgica. Seus pelos são como os cabelos soltos que tendem a cair para os lados com uma repartição bem ao centro, parecendo um casaco ou um manto colorido, que cai ao chão quando esta pelagem está no seu limite de crescimento. A expectativa de vida de ambas as raças não tem diferença é a mesma de 12 a 15 anos se forem animais muito bem cuidados e com visitas regulares ao seu médico veterinário de conficança.

PORQUE ADQUIRIR UM BIEWER?

Existem muitas razões para adquirirmos um filhote de Biewer Yorkshire Terrier, se formos enumerar suas qualidades, vão faltar páginas, pois este cão é um pequeno notável de três cores, que encanta a todos com sua beleza por onde passa. Parece ser uma obra dos céus, pois é um animal doce, meigo, tem a bondade infinita e ama agradar a todos os que a sua volta estão diariamente sem pedir nada em troca. São cães que irão fazer de tudo para lhe agradar e para pedir um colo. Mas como qualquer outro cão também irão precisar de cuidados, atenção de todos os membros da família, pois são pequenos e frágeis.

Desta forma lhes aconselho antes de efetuar uma compra por impulso, façam uma busca por canis renomados, conversse com treinadores, criadores, médicos veterinários e também com pessoas que já possuam um exemplar da raça, irá lhe ajudar muito. Pois qualidades para efetuar uma compra, com certeza não irão lhe faltar, mas não podemos nos esquecer de que nada nesta vida é perfeito, estes pequenos grandes notáveis poderão apresentar algum problema de saúde. Você terá que estar ciente de qualquer coisa que possa acontecer, pois estará levando para casa uma vida que dependerá de você e de seus cuidados por mais de uma década. Procure o máximo de informações possíveis, para que no futuro você não se arrependa, pois para a relação entre um cão e um proprietário darem certo, é preciso ter em mente suas características.

   CUIDADOS NA HORA DA COMPRA DE UM BIEWER

Quando uma raça é classificada como uma "espécie rara" sempre haverá criadores de fundo de quintal ou mal intensionados, que pensam em lucro rápido. Por esta razão, alguns vão cruzar dois Yorkies e simplesmente chamar os filhotes de Biewers, outros vão mais além, acreditando nas teorias mencionadas e irão cruzar um Yorkie com um Shih-Tzu ou com um maltês e chamar os filhotes também de Biewer. O acasalamento rápido, não planejado e impensado, resulta-rá em cães de baixa qualidade. Para se obter o nascimento de uma ninhada de Biewers puro, será necesssário a cruza entre dois Biewers puros e verdadeiros. A cor do cão vai alertar para o fato de saber se ele ou ela é um verdadeiro Biewer, pois são como painéis fortes de cores em todo o corpo. Mas fique atento, o melhor é pedir para ver os pais da ninhada e, além disto, o pedigree de ambos os pais, pois a coloração de um Biewer quando filhote ás vezes pode enganar os proprietários.

Mas existe SIM filhotes de Biewers nascidos de casais de Yorks Clássicos com pedigree CBKC, MAS isto só é possível a partir do princípio em que ambos os pais da ninhada, possuam um gene recessivo para tal raça. Chamamos filhotes nascidos de pais com este gene, no caso Yorks, de Biewers portador de York ou Biewer Carrier em inglês. Se trata de um Biewer carreador ou portador do gene York Clássico, já que seus pais possuíam o gene para a raça Biewer. Desta forma os filhotes nascerão Biewer, mas poderão transmitir para seus descendentes a raça Yorkshire Clássico, por causa dos pais. Mas isto foi somente um exemplo, pode acontecer com todas as raças de Yorkshire ou com todas as cores de Yorks ou melhor dizendo Partcolors. 

BIEWER, UMA RAÇA DE COMPANHIA

Além da parte física, estes cães foram selecionados pelo  temperamento, pela estrutura e por terem facilidade no seu aprendizado para o desempenho de determinadas funções, mas não houve alterações em seus instintos naturais, ao longo de  várias gerações como animais domésticos. Para adquirir um Biewer, é importante ter em mente que você terá que se inteirar muito bem sobre as características da raça, como temperamento, cuidados básicos e além disto saber qual o tamanho que o cãozinho terá quando adulto. 

Se você não tiver certeza sobre a escolha que pretende fazer, no futuro ela poderá ter resultados desastrosos. No Brasil existe um órgão o CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) que é esponsável por registrar e classificar cães estabelecendo para cada um deles padrões oficiais para todas as raças aqui existentes, das quais possuam criadores. Com o Biewer não é diferente, pois ele pertence a um grupo que enquadra todas as suas características.